Projeto de saúde visual da Fondazione MEI
Desde 2018, a italiana Fondazione MEI oferece aos alunos do Centro Educativo João Paulo II um importante projeto de saúde visual.
O projeto consiste inicialmente em sensibilizar as famílias sobre a importância da saúde visual das crianças, que pode influenciar, às vezes fortemente, sua capacidade de se concentrar e melhorar a leitura e a escrita. As crianças que frequentemente relatam ter dores de cabeça, que pedem para sentar-se perto da lousa, são potencialmente crianças que precisam de cuidados com sua saúde visual.
Em 2018, todos os alunos e funcionários do Centro Educativo João Paulo II foram incluídos no Projeto e, em 2019, as ações do projeto foram estendidas aos novos alunos do Reforço Escolar e do Projeto de Esportes.
O projeto envolve a realização de uma consulta e exames oftalmológicos e, quando necessário, o fornecimento de óculos com as lentes graduadas previstas na prescrição. Para poder realizar as consultas, a Associação Humano Progresso Brasil firmou parceria com uma clínica de oftalmologia na cidade de Salvador.
O projeto prevê que no dia da consulta as crianças sejam divididas em grupos e acompanhadas pelo adulto responsável até a clínica para realizar os exames de triagem necessários. Ao final da consulta, os pais e a instituição recebem o diagnóstico e a possível prescrição de óculos.
Para as crianças que precisam de óculos, o projeto envolve a produção de lentes e a escolha da armação, sendo essa uma operação que ocorre no Centro Educativo. Lentes e armações graduadas são fornecidas pela sede da Fondazione MEI em São Paulo. No dia da escolha da armação, o Centro é transformado em uma fantasiosa loja de Óptica, graças ao suporte da Ótica “A Fábrica”, que disponibiliza seus profissionais e as ferramentas necessárias para a medição do DPN, de forma voluntária. Uma vez escolhida a armação, os técnicos realizam o necessário para a produção dos óculos e, em uma semana, os entregam prontos para as famílias.
Ver bem é estudar melhor!
Dados do Projeto
2018
304 exames oftalmológicos e rotineiros
20 exames adicionais
146 óculos confeccionados
2019
125 exames oftalmológicos e rotineiros
53 óculos confeccionados
OBRIGADO À COLABORAÇÃO DE
Conheça os outros projetos
Projeto BE.SMART
Curso inovador para alunos do ensino fundamental II e médio, onde aprender a programação de APP, por meio de uma metodologia inovadora que pode oferecer um precioso “konw how” tecnológico aos alunos.
Apoio à Distância – AVSI
Nos anos ´90 a Fundação Avsi desenvolveu um papel fundamental para a ideação e construção do Centro Educativo João Paulo II e ainda hoje continua apoiando suas atividades, em prol do futuro dos alunos.
Projeto para uma alimentação saudável
O programa realizado por meio da Fondazione Mission Bambini proporciona a implementação da correta produção alimentar na Instituição, por meio do aporte da nutricionista que elabora os cardápios e acompanha o desenvolvimento nutricional das crianças.
Projeto Mídias sociais
O curso orienta os alunos para uma correta compreensão e utilização das Mídias Sociais, para uso pessoal e tendo em vista a formação profissional nessa área de vanguarda.
Projeto coleta seletiva e reciclagem
O projeto sensibiliza as crianças e os adolescentes nas principais temáticas ligadas á preservação ambiental, tendo como objetivo a formação de personalidades ativas e responsáveis na sociedade e no mundo.
Projeto Academia Comunitária
Academia comunitária, que acontece logo de manhã, aberta para as mulheres da comunidade: uma forma para disponibilizar a estrutura do Centro Educativo João Paulo II em prol do bem estar da comunidade.
Uma amizade que vem de longe doa os uniformes do Nova Geração
As uniformes dos times de Futsal, Handebol e Basquete, oferecidas por um grupo de apoiadores italianos, são o sinal de pertença não somente ao time, mas ao projeto de vida que se aprende na Instituição.