Projeto de saúde visual da Fondazione MEI

A saúde visual das crianças é de importância fundamental: consultas oftalmológicas, exames da vista e doação de óculos graduados são os elementos de porte deste projeto.

Desde 2018, a italiana Fondazione MEI oferece aos alunos do Centro Educativo João Paulo II um importante projeto de saúde visual.

O projeto consiste inicialmente em sensibilizar as famílias sobre a importância da saúde visual das crianças, que pode influenciar, às vezes fortemente, sua capacidade de se concentrar e melhorar a leitura e a escrita. As crianças que frequentemente relatam ter dores de cabeça, que pedem para sentar-se perto da lousa, são potencialmente crianças que precisam de cuidados com sua saúde visual.

Em 2018, todos os alunos e funcionários do Centro Educativo João Paulo II foram incluídos no Projeto e, em 2019, as ações do projeto foram estendidas aos novos alunos do Reforço Escolar e do Projeto de Esportes.

O projeto envolve a realização de uma consulta e exames oftalmológicos e, quando necessário, o fornecimento de óculos com as lentes graduadas previstas na prescrição. Para poder realizar as consultas, a Associação Humano Progresso Brasil firmou parceria com uma clínica de oftalmologia na cidade de Salvador.

O projeto prevê que no dia da consulta as crianças sejam divididas em grupos e acompanhadas pelo adulto responsável até a clínica para realizar os exames de triagem necessários. Ao final da consulta, os pais e a instituição recebem o diagnóstico e a possível prescrição de óculos.

Para as crianças que precisam de óculos, o projeto envolve a produção de lentes e a escolha da armação, sendo essa uma operação que ocorre no Centro Educativo. Lentes e armações graduadas são fornecidas pela sede da Fondazione MEI em São Paulo. No dia da escolha da armação, o Centro é transformado em uma fantasiosa loja de Óptica, graças ao suporte da Ótica “A Fábrica”, que disponibiliza seus profissionais e as ferramentas necessárias para a medição do DPN, de forma voluntária. Uma vez escolhida a armação, os técnicos realizam o necessário para a produção dos óculos e, em uma semana, os entregam prontos para as famílias.

Ver bem é estudar melhor!

Dados do Projeto
2018

304 exames oftalmológicos e rotineiros

20 exames adicionais

146 óculos confeccionados

2019

125 exames oftalmológicos e rotineiros

53 óculos confeccionados

OBRIGADO À COLABORAÇÃO DE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Conheça os outros projetos

Projeto BE.SMART

Curso inovador para alunos do ensino fundamental II e médio, onde aprender a programação de APP, por meio de uma metodologia inovadora que pode oferecer um precioso “konw how” tecnológico aos alunos.

Apoio à Distância – AVSI

Nos anos ´90 a Fundação Avsi desenvolveu um papel fundamental para a ideação e construção do Centro Educativo João Paulo II e ainda hoje continua apoiando suas atividades, em prol do futuro dos alunos.

Projeto para uma alimentação saudável

O programa realizado por meio da Fondazione Mission Bambini proporciona a implementação da correta produção alimentar na Instituição, por meio do aporte da nutricionista que elabora os cardápios e acompanha o desenvolvimento nutricional das crianças.

Projeto Mídias sociais

O curso orienta os alunos para uma correta compreensão e utilização das Mídias Sociais, para uso pessoal e tendo em vista a formação profissional nessa área de vanguarda.

Projeto coleta seletiva e reciclagem

O projeto sensibiliza as crianças e os adolescentes nas principais temáticas ligadas á preservação ambiental, tendo como objetivo a formação de personalidades ativas e responsáveis na sociedade e no mundo.

Projeto Academia Comunitária

Academia comunitária, que acontece logo de manhã, aberta para as mulheres da comunidade: uma forma para disponibilizar a estrutura do Centro Educativo João Paulo II em prol do bem estar da comunidade.

MEI é uma empresa italiana líder mundial na produção de máquinas de corte de lentes oftálmicas. Desde sempre engajada em projetos de solidariedade, em 2017 resolveu criar sua própria Fundação com a finalidade de apoiar obras de caridade que precisam de suporte, com atenção especial na prevenção dos problemas da visão em crianças vulneráveis. Desde sua criação, a Fundação MEI proporcionou apoio a inúmeros projetos na Itália, Brasil, Uganda, tendo realizado diversas recentes ações em apoio à emergência COVID.