Esther Pinho
Aluna
O que aprendi no Centro Educativo
“Olá
Aqui quem fala é a aluna Ester Pinho, tenho 15 anos e sou aluna do Centro educativo João Paulo II. O Curso de gestão de mídias sociais teve início no ano de 2017 com um processo seletivo onde foram selecionados 30 alunos que tiveram um bom desempenho no período de sondagem; esse processo foi feito pelos professores João Marcelo e Julivan Estevam. No começo, foi um pouco difícil. Porque a maioria dos alunos não sabia mexer em computador e nem em câmera e nada do tipo.
João Marcelo nos fez saber o verdadeiro valor de uma foto, porque para muitos era só tirar uma foto, mais não é bem assim, como por exemplo, tirar uma foto num lugar vazio e um cachorro de rua: esta imagem passa um sentimento muito grande, porque cada um de nós tem formas e modos diferentes de sentir as coisas e, para mim, essa foto representa isolamento, falta de amor e de afeto, porque mesmo sendo um animal ainda assim é um ser vivo que precisa de cuidado. Portanto tirar uma foto significativa não é igual a uma self que você tira e pronto. Além disso, João Marcelo nos fez pesquisar sobre as nossas raízes e aprender a valorizar o que nós somos e onde moramos. Depois dessa experiência ótima, o professor Julivan Estevam, nosso professor da informática, assumiu a mídia digital.
No ano seguinte, como eu já tinha participado do curso e já tinha alguma experiência, eu pude me tornar monitora da mídia digital, para poder ajudar os professores a fazer coberturas de eventos importantes, passeios e as culminâncias dos projetos do Centro Educativo. Mas o que para mim foi o mais importante de tudo foi a Festa dos 20 anos: caramba! Foi uma experiência muito boa, foi única, porque eu me senti muito especial por fazer parte dessa história.
Foram dias e dias de preparação. Veio uma italiana, Raffaella*, para nos ajudar a tirar fotos e veio Ana Maria*, de Brasília, para nos ajudar a criar e apresentar os murais da mostra sobre os 20 anos etc… E a Festa foi um sucesso!!
Sendo aluna da mídia digital, eu também cubro a parte da horta, que é uma parte muito importante para o Centro Educativo porque fala sobre a importância dos alimentos, como acontece o cultivos das plantas comestíveis e o quanto ela é importante para nossa alimentação. Tudo isso foi possível ver e experimentar na nossa horta do João Paulo II, sabendo disso é com muito amor e carinho que os próprios alunos se encarregam de plantar, regar, cuidar até a hora de poder colher os alimentos. E depois dos alimentos serem colhidos, vão para a área da cozinha, onde vão passar por todo o processo de limpeza dos alimentos para que as cozinheiras possam fazer os alimentos bem deliciosos e gostosos para os alunos”.
Esther Pinho Silva
*Raffaella Fusco, fotógrafa, voluntária da Organização Mission Bambini
*Anna Maria Osmala, curadora da mostra dos 20 anos do Centro Educativo João Paulo II
Leia também
Os 20 anos de Centro Educativo João Paulo II
Uma mostra, uma festa, muita alegria, um pouco de comoção e muitíssima participação num aniversário realmente especial resumido com o título “Uma história feita de muitas histórias“.
Horta escolar do Centro Educativo João Paulo II
Aprendizagem por experiência direta: a horta escolar é uma esplêndida “academia” para um contato com a natureza, para um ensino multidisciplinar e para um envolvimento afetivo.
Atividades de educação nutricional desenvolvidas no Centro Educativo João Paulo II
A nossa nutricionista fala sobre o projeto de educação alimentar: jogos, exercícios e atividades capazes de influenciar positivamente no crescimento e na saúde pelo resto da vida.