Aline Alves Santos
Professora de Matemática
Horta escolar do Centro Educativo João Paulo II
A horta é um excelente lugar para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse pela alimentação saudável, além de um laboratório vivo com possibilidades de troca de experiências e conhecimentos sobre nutrição, economia doméstica e sustentabilidade.
No ano de 2019, os alunos do Centro Educativo João Paulo II vivenciaram atividades desenvolvidas dentro de uma horta escolar, onde o principal objetivo era trazer para o dia a dia o contato com a natureza e a construção afetiva de um espaço de aprendizagem longe da sala de aula.
Os alunos orientados pelos professores dividiram os trabalhos em etapas: primeiro elaboraram um projeto de como eles gostariam que o espaço fosse organizado dentro da realidade do CEJPII, bem como a coleta dos materiais reciclados para uso na horta; a segunda etapa se iniciou com a preparação do solo e o plantio de berçários que gerariam mudas para os canteiros organizados; o terceiro passo seria o mais desafiador: a manutenção, o cuidado e a rega das hortaliças e plantas medicinais que foram plantadas. Nesta etapa, houve uma dedicação por parte dos alunos, que se revezaram diariamente nesta tarefa e ao final de cada ciclo as coletas eram realizadas, sendo os produtos destinados à cozinha para uso pela equipe de nutrição do CEJPII no preparo das refeições.
A experiência na horta do CEJPII demonstrou para os educadores que o resultado da educação por vezes é imediato e que neste experimento os alunos conseguiram:
- Internalizar conceitos de educação ambiental;
- Se reconhecer enquanto parte do meio ambiente e passar a preservá-lo;
- Utilizar o espaço e os alimentos cultivados gerando conteúdos relacionados a ciências, biologia, geografia e outras matérias;
- Estimular bons hábitos alimentares e poder complementar a alimentação escolar;
- Valorizar o trabalho em equipe, construir rotinas saudáveis e com responsabilidade;
- Conscientizar a respeito dos alimentos orgânicos e a saúde;
- Despertar para o processo de cultivo de alimentos e todas as variáveis que envolvem os pequenos produtores;
- Estimular a observação como meio para levantar hipóteses e solucionar problemas diários.
Leia também
O que aprendi no Centro Educativo
O testemunho em primeira pessoa de uma aluna do Centro que fala da sua importante experiência no curso de gestão de mídias sociais… e em muitos outros eventos e atividades.
Os 20 anos de Centro Educativo João Paulo II
Uma mostra, uma festa, muita alegria, um pouco de comoção e muitíssima participação num aniversário realmente especial resumido com o título “Uma história feita de muitas histórias“.
Atividades de educação nutricional desenvolvidas no Centro Educativo João Paulo II
A nossa nutricionista fala sobre o projeto de educação alimentar: jogos, exercícios e atividades capazes de influenciar positivamente no crescimento e na saúde pelo resto da vida.