Joseane Pinto

Joseane Pinto

Professora de ciências

Os 20 anos de Centro Educativo João Paulo II

Uma mostra, uma festa, muita alegria, um pouco de comoção e muitíssima participação num aniversário realmente especial resumido com o título “Uma história feita de muitas histórias“.

Em 2019, o Centro Educativo João Paulo II completou 20 anos de existência. Para comemorar esta data especial, foi organizada uma Mostra de painéis e uma festa intitulada “Uma história feita de tantas histórias”. Os professores juntamente com a coordenação pedagógica e a direção construíram pequenos projetos contando a história do Centro Educativo João Paulo II e cada turma ficou responsável por uma parte. O primeiro passo foi a construção dos textos e desenhos para a Mostra e depois a montagem das apresentações que foram bem criativas. A curadora da Mostra, Ana Maria Osmala, de Brasília, conseguiu valorizar ao máximo a experiência dos meninos, a qualidade dos textos, os desenhos das crianças e o amplo patrimônio de fotografias armazenadas no Centro Educativo, que documentam 20 anos de história do bairro. O resultado final tem sido belíssimo e agradecemos de coração à Ana Maria, pela paixão com que conseguiu realizar um produto tão importante, que vai documentar de forma permanente a nossa caminhada.

Além da Mostra, músicas, paródias, encenações, poesias, homenagens e apresentações de grandes eventos como a Folia de Reis, fizeram parte da festa.

Muitas pessoas como ex-alunos, professores, funcionários e toda a comunidade participaram com depoimentos, cartas, fotos que pudessem mostrar o caminho percorrido e a história construída nestes 20 anos.

Para o grande dia, alguns ensaios aconteceram e as famílias colaboraram bastante. A participação e responsabilidade dos alunos mostravam o quanto eles estavam motivados e felizes por poderem contar e fazer parte da história do Centro Educativo.

Com o empenho de todos, no dia 20 de agosto de 2019 aconteceu a tão esperada comemoração. No horário combinado, a rampa de acesso ao Centro Educativo foi tomada pelos alunos e ex-alunos arrumados e ansiosos. Os portões foram abertos e a emoção tomou conta da estrutura. No pátio aconteceu a exposição da Mostra apresentada pelos próprios alunos, muitas pessoas relataram que os mesmos quando apresentavam falavam deles, mostravam a sua experiência e alegria. A quadra estava ocupada ordenadamente pelos alunos e se tornou o grande palco da festa, era visível a comoção que tomava conta de todos.

Com a entrada na quadra dos apresentadores, os nossos alunos Flavia, Arthur e Matheus, o entusiasmo cresceu, acompanhado pela celebre música “A festa do gueto” de Ivete Sangalo. A cada apresentação, era visível no público a crescente alegria, assim como eventos de emoção por meio de lágrimas e muitos aplausos por parte dos pais, convidados, comunidade, ex-alunos e as famílias. Entre o público estavam também os membros da Fundação italiana que financia desde a origem a instituição, visivelmente comovidos. Diversas pessoas relataram a surpresa pela excepcional beleza da festa e das realizações das crianças, muitos disseram que puderam lembrar-se do seu tempo, além de agradecer pela presença da Instituição na comunidade.

Para encerrar os festejos, no final de semana aconteceram os Jogos dos vinte anos, em que foram convidadas algumas escolas que ao longo do tempo se tornaram parceiras em nossas atividades e que neste belo dia com as suas equipes disputaram com os atletas do Nova Geração. Muitas pessoas que não conseguiram participar da festa apareceram para assistir aos jogos e visitar a Mostra, continuando assim as celebrações.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Leia também