No dia 16 e 17 de dezembro de 2025, o Centro Educativo João Paulo II realizou mais uma edição da tradicional comemoração da Folia de Reis, celebrada no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, e na comunidade onde fica a Instituição.
O evento reuniu a comunidade em torno de uma das expressões mais simbólicas da cultura popular brasileira, que remete à caminhada dos Três Reis Magos em busca do menino Jesus, acompanhada por cânticos, músicas, coreografias e pela emblemática Bandeira do Divino. De origem portuguesa, a Folia de Reis realizada pelo Centro Educativo João Paulo II teve início em 2001 e envolve, anualmente, cerca de 200 crianças e adolescentes nas apresentações. Por ser celebrada há mais de 20 anos, a Folia de Reis se afirmou como uma manifestação cultural que atravessa as gerações.
No dia 16 de dezembro a concentração aconteceu na Praça da Cruz Caída, de onde o cortejo seguiu por importantes pontos religiosos e históricos do centro histórico de Salvador. A Folia de Reis passou pela maravilhosa Catedral matriz da cidade, pela Igreja da Irmandade de São Francisco, pela Igreja da Irmandade de São Domingos, que todo ano aguardam e acolhem com carinho a chegada dos Reis Magos e do alegre cortejo. O trajeto se encerrou na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, espaço marcado por uma forte devoção popular.
Ao longo de mais de duas décadas, o evento tem como objetivo preservar as tradições e fortalecer o resgate da cultura popular. Cada apresentação é resultado de muito preparo, ensaios e dedicação coletiva. Os desfiles coloridos encantam moradores e visitantes, preenchendo as ruas com a alegria de palhaços, foliões, mestre-bandeira, anjos, Reis Magos, percussionistas e uma multidão que acompanha e celebra cada momento da caminhada.
No dia 17 de dezembro o Cortejo da Folia de Reis tomou posse das ruas da comunidade. Saindo da Igreja paroquial Jesus Cristo Ressuscitado, nos Araças, atravessou as comunidades de São João e do Boiadeiro, visitou inúmeras casas e Instituições da comunidade, passou diante da Escola Municipal Ivone Viera Lima onde foi acolhido pela alegria dos alunos. A parada do Cortejo nas casas dos moradores é o momento mais comovente da Folia de Reis, que resgata vínculos de pertencimento e valoriza a presença dos jovens e das crianças na vida da comunidade.
Agradecemos todas as famílias que quiseram acolher a passagem do Cortejo, bem como os Párocos das belíssimas Igrejas do Centro histórico, por proporcionar a realização desse evento natalino, cheio de luz e alegria para todos os participantes e para a comunidade.






