Basqueteiros Nova Geração

Primeiro treino de basquete no Nova Geração

2016

Ainda em 2016, decidimos participar do FEEPS (Festival Esportivo das Escolas Particulares de Salvador), uma das principais competições esportivas escolares da nossa cidade. Éramos atletas muito iniciantes naquele momento e perdemos todos os jogos; mas apesar da má classificação foi uma experiência incrível para os alunos que puderam vivenciar, vestir um uniforme, sair do bairro para praticar o esporte, fazer um intercâmbio com outros atletas de outras instituições e, é claro, aprender muito mais sobre basquetebol. Ainda em 2016 promovemos a primeira edição do Festival Esportivo do Subúrbio em nossa sede, convidando equipes amigas de diversas localidades de Salvador e realizando um pequeno torneio para encerrar o ano onde nossos novos basqueteiros tiveram outra oportunidade de aprender e se divertir muito jogando basquete.

2017

Já em 2017, o número de praticantes de basquete começou a crescer e decidimos participar de todas as competições possíveis. Decidimos participar novamente do FEEPS com a categoria mirim (Meninos com idade inferior a 12 anos) e a nossa evolução enquanto time foi tão grande que nos consagramos campeões daquela competição. Esse foi o primeiro de muitos títulos que conquistamos representando o João Paulo II-Nova Geração. Sempre em 2017, participamos do torneio da comunidade, um torneio de basquete para projetos sociais da cidade de Salvador, e conseguimos ser campeões na categoria Sub-15. Fizemos a nova edição do Festival Esportivo do Subúrbio no fim do ano e o João Paulo II-Nova Geração foi campeão na categoria Sub-13 e vice-campeão na categoria Sub-17. E o ano não poderia se encerrar de melhor forma: participamos do campeonato Baiano pela primeira vez e fomos campeões baianos invictos na categoria Sub-13, sendo este o título mais expressivo até aquele momento. O campeonato Baiano é o maior campeonato do estado da Bahia e é promovido pela FBB (Federação Baiana de Basketball), órgão que rege as atividades de basquete em nosso Estado. Em apenas dois anos de iniciadas as atividades de basquetebol no João Paulo II já podíamos perceber o grande potencial dos nossos atletas. 

2018

Em 2018, o interesse por basquete havia crescido tanto que tivemos um aumento enorme de alunos em nossas turmas, as quais ficaram lotadas. As nossas conquistas em 2018 foram: vice-campeão do FEEPS na categoria mirim, campeão do FEEPS na categoria infanto-juvenil, campeão estreante do JOCOPPAR (Jogos dos colégios particulares de Salvador na categoria Sub-13), vice-campeão do JOCOPPAR na categoria Sub-15, vice-campeão do Torneio da Comunidade na categoria Sub-15. Ainda em 2018 tivemos nossa primeira participação em uma competição fora da Bahia, no Conexão Maceió/AL, competição oficial do Nordeste brasileiro. Participar desta competição foi a vivência mais incrível dos nossos alunos dentro do projeto esportivo, pois tiveram oportunidade de viajar para outro estado durante uma semana, se divertiram e aprenderam muito sobre o basquete e a situação da modalidade no Brasil. Nessa competição participamos com as categorias Sub-15 e Sub-17; a categoria Sub-15 se classificou em 3º Colocado e o Sub-17 se classificou em 4º colocado. 2018 foi um ano glorioso para o João Paulo II- Nova Geração, com muito aprendizado e muitas conquistas.

2019

Em 2019, vivemos o ápice das conquistas do projeto. Houve muita adesão de praticantes de basquete e fomos campeões em quase tudo de que participamos. Nossos resultados foram: campeões do FEEPS nas 4 categorias das quais participamos, categoria mirim, categoria infantil, categoria infanto-juvenil e categoria Juvenil. Campeões do JOCOPAR na categoria Sub-17 e vice-campeões na categoria Sub-15. Campeões Baianos Sub-15, sub-17 e vice-campeões baianos Sub-13. Vice-campeões do Conexão-Maceió Sub-15 e 3º colocados do Conexão Maceió Sub-17. 2019 foi o ano em que o basquetebol obteve mais conquistas e se tornou uma referência da modalidade no estado da Bahia. Crescemos tanto que no fim de 2019, 3 alunos que frequentaram o João Paulo II-Nova Geração foram convidados para jogar em um clube em ascensão em São José/Santa Catarina aumentando assim suas perspectivas profissionais no esporte. 

Professor Marcelo Martins
SIGNIFICADO PESSOAL/PROFISSIONAL

Para mim enquanto profissional e amante da modalidade basquetebol, foi um grande prazer iniciar esta modalidade no João Paulo II e acompanhar o passo a passo do desenvolvimento desses meninos e meninas. Trata-se de jovens socioeconomicamente desfavorecidos e que precisam muito de um rumo na vida. Não há dinheiro que pague ver as nossas crianças e adolescentes aprendendo a jogar basquete e a serem cidadãos de bem. Sempre tivemos uma boa estrutura física, material e apoio da direção da instituição, que facilitou muito o desenvolvimento dos nossos jovens. Sempre acreditei que o João Paulo II tinha potencial para chegar e conquistar tudo o que conquistou, e acredito que ainda é possível alçar voos maiores.

Fiz o melhor que pude para impactar a vida dos nossos alunos e, olhando para trás, nos últimos 4 anos tenho a sensação de dever cumprido. Sou imensamente agradecido pela oportunidade de crescimento profissional e pessoal e acredito que toda gota de suor derramada valeu muito a pena.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter