Capoeira

A Capoeira é uma arte genuinamente brasileira que mistura luta, dança, música e cultura popular. É usada como instrumento de educação e preparação corporal, onde a criança aprende desde cedo a dominar seu corpo aguçando sua percepção de ser no mundo. Hoje a Capoeira é difundida também como afirmação da Cultura Afrobrasileira no mundo inteiro.

Dentro do Centro Educativo João Paulo II é usada como base de formação das crianças e jovens da Comunidade para a sua adaptação no convívio social e, em perspectiva, no mundo do trabalho, com noções não somente da Cultura, mas também como aprendizado de pontualidade, respeito às diferenças, trabalho em equipe e formação de caráter, sendo desenvolvida em parceria com o Grupo Capoeira Novo Mundo através do Mestre Rildo, que há seis anos finaliza anualmente seu trabalho com a formatura de seus alunos.

Foto de Dadá Jaques, Parque São Bartolomeu, Cachoeira de Oxum

Rildo do Amor Divino Santos, nascido em Salvador em 22 de setembro de 1972, começou a Capoeira aos 9 anos de idade, na Escola 1° de Novembro com o atual Mestre Berico no Grupo Berimbau Cruzado. Em 2012, formou-se em Mestre e com seu Grupo já montado, Capoeira Novo Mundo, recebe o Título Notório Saber de Mestre de Cultura Popular da Frente Parlamentar da Capoeira. Em 2018, ganhou o Prêmio Capoeira VIVA, que beneficiou gratuitamente cinquenta jovens da Comunidade da Suburbana com um Curso de seis meses de Capoeira Regional, Oficinas de Berimbau e, ao final de seis meses, entregou à comunidade cinquenta jovens graduados na Capoeira.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter