Projeto coleta seletiva e reciclagem
A criação do Projeto coleta seletiva e reciclagem no Centro Educativo João Paulo II visa ajudar crianças e adolescentes a se perceberem enquanto ser humano atuante na sociedade e no meio ambiente, tendo a possibilidade de realizar a transformação primeiro do meio onde se encontram e onde aprendem a desenvolver atitudes que podem mudar o mundo.
Seguem algumas estratégias utilizadas no projeto:
- Palestras promovidas pelos alunos do 7° ao 9°ano sobre coleta seletiva e reciclagem, para as demais turmas. Pois são eles os mentores e responsáveis por esta ação.
- Verificação da quantidade diária de resíduos gerados pela instituição, bem como materiais coletados pelos estudantes em outros ambientes.
- Separação do lixo nos baldes coletores.
- Parceria com cooperativas e pessoas especializadas no processo de reciclagem.
- Produção de brinquedos e objetos para o uso diário das atividades do Centro Educativo João Paulo II.
É interessante ressaltar que a importância desse projeto não é, simplesmente, sensibilizar os estudantes, mas gerar agentes disseminadores da proposta de uma nova visão de mundo, desenvolvendo planos de ações de contribuição para a melhoria e conservação do meio ambiente. Iniciando no Centro Educativo João Paulo II possibilitamos a disseminação para as residências dos alunos e a comunidade onde se encontra a instituição.
Conheça os outros projetos
Projeto BE.SMART
Curso inovador para alunos do ensino fundamental II e médio, onde aprender a programação de APP, por meio de uma metodologia inovadora que pode oferecer um precioso “konw how” tecnológico aos alunos.
Projeto de saúde visual da Fondazione MEI
A saúde visual das crianças é de importância fundamental: consultas oftalmológicas, exames da vista e doação de óculos graduados são os elementos de porte deste projeto.
Apoio à Distância – AVSI
Nos anos ´90 a Fundação Avsi desenvolveu um papel fundamental para a ideação e construção do Centro Educativo João Paulo II e ainda hoje continua apoiando suas atividades, em prol do futuro dos alunos.
Projeto para uma alimentação saudável
O programa realizado por meio da Fondazione Mission Bambini proporciona a implementação da correta produção alimentar na Instituição, por meio do aporte da nutricionista que elabora os cardápios e acompanha o desenvolvimento nutricional das crianças.
Projeto Mídias sociais
O curso orienta os alunos para uma correta compreensão e utilização das Mídias Sociais, para uso pessoal e tendo em vista a formação profissional nessa área de vanguarda.
Projeto Academia Comunitária
Academia comunitária, que acontece logo de manhã, aberta para as mulheres da comunidade: uma forma para disponibilizar a estrutura do Centro Educativo João Paulo II em prol do bem estar da comunidade.
Uma amizade que vem de longe doa os uniformes do Nova Geração
As uniformes dos times de Futsal, Handebol e Basquete, oferecidas por um grupo de apoiadores italianos, são o sinal de pertença não somente ao time, mas ao projeto de vida que se aprende na Instituição.
Módulo virtual sobre educação ambiental
Você já ouviu falar na Educação Ambiental Escolar?
Discutir esse tema no Centro Educativo João Paulo II se tornou uma necessidade no dia a dia da sala de aula e é o reflexo de uma preocupação mundial a fim de garantir uma melhor qualidade de vida para todos. No sentido de ampliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos no cotidiano dentro do CEJPII, construímos um módulo onde podemos elucidar questões contemporâneas relacionadas ao estudo dos problemas do meio ambiente, e isso se faz através de uma educação consciente e um planejamento voltado para a responsabilidade ambiental dos indivíduos. O material contempla conteúdos relacionados às problemáticas do lixo, da poluição e a reciclagem, trazendo experimentos de coleta seletiva para as rotinas da instituição. Trabalha ainda conceitos básicos de sustentabilidade e seus diversos impactos ambientais e sociais, onde os alunos podem criar um manual de atitudes sustentáveis.
O consumo consciente também é um tema abordado com ênfase nos recursos naturais, como o uso da água e das fontes de energia que não são renováveis. O aluno tem a oportunidade de realizar coleta de águas pluviais para o uso na Horta Escolar, que também é uma etapa fundamental contemplada neste trabalho, porque permite aliar o aporte teórico com as aulas práticas em que os alunos desenvolvem o plantio, a manutenção e a colheita de hortaliças e plantas medicinais.